"O bom é ser inteligente e não entender. É uma bênção estranha, como ter loucura sem ser doida. É um desinteresse manso, é uma doçura de burrice. Só que de vez em quando vem a inquietação: quero entender um pouco. Não demais: mas pelo menos entender que não entendo."
Clarice Lispector

novembro 23, 2014

Informação é Conhecimento?

     Nos caminhos do conhecimento  viajamos com a informação por uma infinita estrada, cercada de paisagens que levam à reflexão. Atravessamos lentamente os túneis dos questionamentos, observamos com olhos atentos os sinais do bom senso e enfrentamos os cansativos e perigosos buracos das verdades desconfortáveis. E vamos chegando a destinos temporários, onde largamos o conhecimento alheio para acomodar o nosso próprio, reconstruído durante o percurso. Nem sempre estes destinos têm paisagens felizes.
     Ao longo da viagem a estrada se abre e se torna cada vez mais clara, entretanto jamais termina.
Quem acha que terminou, na verdade chegou em uma espécie de casa confortável, construída num determinado ponto do percurso, com uma porta de saída para o caminho que continua. Um ponto de parada entre a decisão de seguir ou ficar.
   Conheço viajantes repletos de informações, que percorrem os túneis em alta velocidade numa busca ansiosa pela luz rápida, ignorando os sinais e se desviando dos buracos. Nas paradas, distribuem felizes e seguros as informações copiadas pela memória e reproduzidas na íntegra, e vão pegando mais para empilharem naquelas já moldadas na pedra. Falar com essas pessoas é como ouvir um desses programas de computador que transformam texto em voz.
   Conhecer nunca é possível sem a reflexão em sua infinitude real de possibilidades.
   

Nenhum comentário: